terça-feira, 22 de maio de 2012

Família no seu conjunto

Uma doença que afeta toda a família no seu conjunto

     O problema do alcoolismo não diz respeito apenas à pessoa que consome bebidas alcoólicas. Os membros da sua família, as pessoas mais próximas, são particularmente atingidas no plano afetivo e no seu quotidiano, sentindo-se tão desamparados como o doente alcoólico.
      A dependência atinge toda a família, divide-a e isola-a do resto do mundo. Os sentimentos, os pensamentos e os comportamentos de cada membro da família são dirigidos para o consumo de bebidas alcoólicas pelo familiar dependente.  O alcoolismo é portanto, mais que um problema individual, na medida em que atinge a família no seu conjunto.
      Considera-se muitas vezes “ doença do sistema familiar “: uma vez que cada um esta envolvido, quer no processo de desenvolvimento do problema, quer na sua resolução. 
Para se sair da dependência do álcool, é preciso aprender a conhecer esta doença e desfazer mitos, falsos conceitos e ideias pré-concebidas.

 
 
A moderação
 
      Muitos dos consumidores sentem imediatamente efeitos agradáveis logo que ingerem bebidas alcoólicas: prazer e confiabilidade.  No entanto a maior parte das pessoas que as consomem com moderação conseguem-no fazer deste modo durante toda a vida.  Para se beber sem perigo é indispensável a moderação. 
      Consumir moderadamente é beber de modo a não ter problemas, nem os criar nos outros.
      Mas o álcool é uma droga que atua de maneiras diferentes, de indivíduo para indivíduo. Em certas situações e em certas pessoas, uma pequena quantidade de álcool basta para fazer desequilibrar no sentido da dependência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário